A aplicação de flúor em crianças reduz o risco de cárie. Já a aplicação em adultos reduz a incidência de cárie, embora com resultados menos expressivos do que em crianças. A interrupção do uso do flúor pode aumentar ligeiramente o aparecimento de novas cáries.
Porém o excesso de ingestão de flúor durante a formação dos dentes pode causar a fluorose.
Os principais sintomas da fluorose são a alteração de cor do esmalte, que pode ficar esbranquiçado ou exibir pequenas manchas ou linhas brancas. Nos casos mais graves da fluorose, o dente adquire uma coloração acastanhada ou marrom, e pode haver perda de estrutura do dente. Nesses casos o dente se torna mais fácil de desgastar fisiologicamente.
O uso de gotas e comprimidos contendo flúor e de muitos complexos vitamínicos recomendados pelos pediatras, podem ser a causa da fluorose. Atualmente, a maior causa de fluorose é a ingestão de produtos fluoretados em locais onde já existe água fluoretada.
Na gravidez não é necessário ingerir suplementos de flúor, pois a principal ação preventiva é a que se dá pelo contato do flúor na boca com os dentes. Além disso, na gestante que ingere água fluoretada, o flúor passa para o bebê através da placenta.
A fluorose não passa de uma dentição para outra, pois ela ocorre durante o período de formação dos dentes, e dentes de leite e permanentes se formam em épocas muito diferentes. Mesmo na dentição permanente ela pode afetar alguns dentes e não afetar outros, ou ainda afetar dentes diferentes de forma diferente. Tudo depende da época que ocorreu o excesso de ingestão e da época de formação dos dentes. O período de maior risco para a ocorrência de fluorose é até os 6 anos de idade, quando estão se formando as coroas dos dentes anteriores, pois se sabe que o maior problema da fluorose é quanto à estética.
Confira onde o flúor está disponível:
0 flúor pode ser ingerido através da água de abastecimento público e do sal de cozinha e pode ser adicionado ao leite (geralmente em programas alimentares em escola) sob a forma de comprimidos ou gotas. 0 flúor pode ser usado localmente nos dentes por meio de cremes dentais (pastas de dente), bochechos, aplicações tópicas realizadas por dentistas ou auxiliares ou, ainda, por vernizes fluoretados.