UNIODONTO

Porque seu sorriso significa muito mais do que estar feliz

O herpes é uma doença infecto-contagiosa causada pelo vírus chamado Herpes hominis virus. Existem dois tipos de vírus do herpes simples. Geralmente, o tipo 1 é responsável pelos casos de herpes labial, e o tipo 2, pelo herpes genital.

A infecção pelo herpes acontece pelo contato direto com lesões infectadas pelo vírus, durante a infância. A situação mais comum de contágio é aquela em que algum dos pais ou parentes próximos é portador do vírus, apresenta as lesões em lábio e entra em contato direto com a pele da criança.

Depois da contaminação, a criança passa por fase de incubação do vírus, que dura cerca de 10 dias, quando algumas crianças apresentam a primeira infecção por herpes ou a estomatite provocada por herpes, acompanhada de febre, mal estar geral, irritação, dor de cabeça e perda de apetite. Em seguida, aparecem bolhas na boca, nos lábios e na pele emvolta da boca. As bolhas se rompem e formam úlceras dolorosas e que sangram, por cerca de 15 dias. Apenas 1% dos pacientes infectados pelo vírus desenvolvem a doença clínica: 99%, apesar de infectados, não apresentam sinais ou sintomas clínicos. Após o contágio inicial o vírus fica “”dormente”” dentro do organismo e só volta a apresentar manifestações clínicas a partir da adolescência. desencadeadas por febre, exposição ao sol, distúrbios gastrointestinais, estresse e períodos menstruais.

Não existe cura para a herpes, mas existe tratamento para diminuir a frequência da sua manifestação.

Últimos Comentários

Nenhum comentário para mostrar.