UNIODONTO

Porque seu sorriso significa muito mais do que estar feliz

A aplicação de flúor em crianças reduz o risco de cárie. Já a aplicação em adultos reduz a incidência de cárie, embora com resultados menos expressivos do que em crianças. A interrupção do uso do flúor pode aumentar ligeiramente o aparecimento de novas cáries.

Porém o excesso de ingestão de flúor durante a formação dos dentes pode causar a fluorose.

Os principais sintomas da fluorose são a alteração de cor do esmalte, que pode ficar esbranquiçado ou exibir pequenas manchas ou linhas brancas. Nos casos mais graves da fluorose, o dente adquire uma coloração acastanhada ou marrom, e pode haver perda de estrutura do dente. Nesses casos o dente se torna mais fácil de desgastar fisiologicamente.

O uso de gotas e comprimidos contendo flúor e de muitos complexos vitamínicos recomendados pelos pediatras, podem ser a causa da fluorose. Atualmente, a maior causa de fluorose é a ingestão de produtos fluoretados em locais onde já existe água fluoretada.

Na gravidez não é necessário ingerir suplementos de flúor, pois a principal ação preventiva é a que se dá pelo contato do flúor na boca com os dentes. Além disso, na gestante que ingere água fluoretada, o flúor passa para o bebê através da placenta.

A fluorose não passa de uma dentição para outra, pois ela ocorre durante o período de formação dos dentes, e dentes de leite e permanentes se formam em épocas muito diferentes. Mesmo na dentição permanente ela pode afetar alguns dentes e não afetar outros, ou ainda afetar dentes diferentes de forma diferente. Tudo depende da época que ocorreu o excesso de ingestão e da época de formação dos dentes. O período de maior risco para a ocorrência de fluorose é até os 6 anos de idade, quando estão se formando as coroas dos dentes anteriores, pois se sabe que o maior problema da fluorose é quanto à estética.

Confira onde o flúor está disponível:

0 flúor pode ser ingerido através da água de abastecimento público e do sal de cozinha e pode ser adicionado ao leite (geralmente em programas alimentares em escola) sob a forma de comprimidos ou gotas. 0 flúor pode ser usado localmente nos dentes por meio de cremes dentais (pastas de dente), bochechos, aplicações tópicas realizadas por dentistas ou auxiliares ou, ainda, por vernizes fluoretados.

Últimos Comentários

Nenhum comentário para mostrar.