UNIODONTO

Porque seu sorriso significa muito mais do que estar feliz

O conjunto de tecidos que está ao redor do dente e que é responsável pela sua fixação, como a gengiva, osso alveolar e fibras que ligam raiz ao osso é conhecido como periodonto. Esses tecidos podem ficar doentes, inflamados.Isso é o que chamamos de doença periodontal, que leva à reabsorção do osso ao redor das raízes dos dentes. A doença periodontal é diferente da gengivite, que é a inflamação só da gengiva, sem alteração do tecido ósseo.

A causa das doenças periodontais é a adesão da placa bacteriana ao dente. Porém hormônios, baixa resistência e alguns medicamentos podem levar a alterações na gengiva.

Sangramento, alterações na posição dos dentes, retrações da gengiva, retenção de alimentos e inchaços são os sintomas mais comuns das doenças do periodontais.

A prevenção das doenças periodontais pode ser feita unicamente com a remoção da placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, mais limpezas feitas pelo dentista a cada seis meses.

É possível que haja sangramento durante o uso do fio dental, o que demonstra a presença de bactérias nessa região. Por isso, deve-se continuar com o uso do fio na tentativa de remover essas placas.

O tratamento dessa doença exige a remoção da placa bacteriana através de raspagem e até alisamento das raízes. É possível que as cirurgias sejam indicadas para facilitar o acesso a todaa área da raiz comprometida. Não existe o tratamento da doença somente com medicamentos.

Depois do tratamento, os tecidos não se recuperam totalmente. As doenças periodontais, ao contrário das gengivites, deixam sequelas, como deslocamento na posição do dente, retração da gengiva e aumento aparente no comprimento do dente. Há cirurgias e próteses que podem minimizar esses defeitos.

Últimos Comentários

Nenhum comentário para mostrar.